16.5 C
Franca
março 28, 2024
AgriculturaAgroindustriaCursos e PalestrasGestão Rural

SENAR/SP lança o Programa Novo Olhar voltado à Organização Comunitária Rural

O Programa cria possibilidades à promoção do desenvolvimento rural sustentável conforme necessidades e realidades dos grupos envolvidos

O programa Novo Olhar sobre Organização Comunitária Rural está inserido como atividade da área de Promoção Social do SENAR/SP e foi criado com o objetivo de apresentar demandas das bases sindicais, dos instrutores e do público do meio rural, melhoria das condições humanas, sociais, ambientais e econômicas das pessoas ligadas ao agronegócio, exigências de mercado, de certificação de produtos, de vendas ao governo e programas sociais.

O objetivo é desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável, além de buscar atender aos anseios e necessidades das comunidades rurais de forma participativa e democrática de acordo com a realidade socioeconômica.

Em cada turma a ser desenvolvida no estado de São Paulo, estima-se atender de 15 a 30 pessoas ligadas ao setor rural que participam ou tenham interesse em participar de algum tipo de organização comunitária.

O programa tem duração de 120 horas, distribuídas em 15 dias e sendo divido em 6 módulos. O módulo 5 é composto por 5 oficinas, a saber:

  1. Organização comunitária – instrumento para o desenvolvimento rural sustentável
  2. Diagnóstico social na organização comunitária
  3. Formas de organização comunitária
  4. Planejamento participativo
  5. Organização comunitária em ação
    Oficina 1: Compromisso e responsabilidade
    Oficina 2: Sustentabilidade e desenvolvimento
    Oficina 3: Cooperação e interesses comuns
    Oficina 4: Participação e poder compartilhado
    Oficina 5: Gestão de recursos
  6. Avaliação e continuidade

Com a implantação do Programa almeja-se que produtores rurais e seus familiares possam ter acesso aos bens e serviços sociais, assim como melhorar a capacidade de comercialização de seus produtos, desenvolver habilidades e conhecimentos sobre sustentabilidade, aumentar a geração de emprego e renda, criar vínculos sociais, melhorar o nível cultural, dentre outras formas de crescimento.

Vislumbrando o resgate da autoestima das pessoas, a importância de conviver em grupo e se desenvolverem nas perspectivas individuais, sociais, culturais e econômicas, pretende-se romper efetivamente com a pobreza, não apenas no sentido econômico. O Objetivo é que as pessoas no meio rural desprendam-se dos medos, inseguranças, desconhecimentos mútuos e ignorâncias, consequentemente tornando-as empreendedoras e protagonistas de suas histórias.

Fonte: FAESP/SENAR

Related posts

A cafeicultura em tempos de climas extremos

Fabrício Guimarães

Anec eleva previsão de exportação de milho, soja e trigo em janeiro.

Fabrício Guimarães

Ano desafiador para a produção de cafés.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais