24.2 C
Franca
setembro 17, 2021
Agricultura Agroindustria Eventos

São Sebastião do Paraíso realiza 1º Concurso Municipal Café de Qualidade

Com o objetivo de agregar valor ao que é produzido no município, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, realiza o 1º Concurso Municipal Café de Qualidade. Ao todo, 75 produtores fizeram a inscrição e os cinco melhores lotes serão premiados no próximo dia 28 de novembro, ganhando o selo de qualidade “O Paraíso dos Cafés Finos”, além de troféu e insumos. A classificação, degustação e avaliação sensorial das amostras aconteceu na manhã de sexta-feira (08), no auditório dos Armazéns Gerais Peneira Alta, um dos parceiros do evento.

Os avaliadores pontuam nas amostras de café participantes o ponto de torra, fragrância, aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização e equilíbrio. A ideia de promover o concurso surgiu há alguns meses e, durante este período, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário estava à procura de parcerias e participação dos produtores para trazer um desenvolvimento regional para o município com algo que ele já produz. “Nosso café tem todo um clima favorável para que seja uma bebida boa e de qualidade. Resolvemos reconhecer isso e tornar público, para aumentar cada vez mais a valorização do produto que temos aqui”, informou a secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges.

O apoio aos agricultores, através do Programa de Fortalecimento da Horticultura (PFH) foi um dos pontos destacados pelo chefe de departamento da Secretaria, Marco Aurélio Alves de Paula. “Nós temos conhecimento de que muitos produtores participam destes concursos de café e são premiados isoladamente. Diante disso, resolvemos fazer o nosso concurso para trazer uma identidade ao município, mostrando que somos grandes produtores de café fino”, afirmou.

O prefeito Walker Américo Oliveira acompanhou a degustação e avaliação das amostras, enaltecendo a parceria com empresas revendedoras, bancos, associação comercial para que sejam identificados estes cafés finos. “É importante valorizarmos os produtores rurais de Paraíso para que eles tenham motivação e produzam com qualidade e a Prefeitura têm mantido as estradas rurais trafegáveis para facilitar o escoamento da produção, tem doado mudas e sementes e comprado, por meio de licitação, produtos da zona rural para a merenda escolar”, disse.

O 1º concurso municipal Café de Qualidade tem o apoio na realização da Coopercitrus, Sindicato dos Produtores Rurais (Sindipar), Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Acissp), Olam Coffee, Caffer Comércio e Armazenamento de Café, NKG Stockler, Emater MG e Nova América Café. No dia do encerramento e divulgação dos ganhadores, haverá uma palestra sobre como produzir café com qualidade.

Related posts

Queda no atacado deve baratear fruta e hortaliça ao consumidor, diz Conab

Fabrício Guimarães

FRANGO E OVO RESPONDEM POR 37% DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO ANIMAL

Fabrício Guimarães

Exportação de café solúvel deve alcançar recorde de 4 mi de sacas, prevê Abics

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário