0 C
Franca, BR
novembro 21, 2019
  • Home
  • Notícias
  • Recuperar a força do cacau brasileiro é um desafio, diz Mapa
Agricultura Notícias

Recuperar a força do cacau brasileiro é um desafio, diz Mapa

Recuperar a força da produção de cacau do Brasil é um dos desafios do Ministério da Agricultura (Mapa), afirmou o secretário-executivo Marcos Montes, durante  abertura da exposição “Ceplac: 62 anos de apoio à cacauicultura brasileira”, nesta segunda-feira, dia 29.

“Há um processo de renovação, de modernização, de construção de novas culturas. E o cacau, lamentavelmente, não por culpa do Mapa, mas por muitas circunstâncias do mundo, do Brasil, dos produtores, perdeu sua força, essa força que buscamos recuperar”, ressaltou.

Montes acrescentou que o ministério está de prontidão para apoiar aqueles que querem investir no cacau. “Precisamos realmente ter uma nova dimensão para que a gente possa não ser mais importador de cacau e sim um grande exportador de cacau que o mundo sempre respeitou”, disse.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, destacou que o país deve encontrar uma nova forma de atuação dentro do contexto de restrições orçamentárias. “Temos que repensar a nossa forma de trabalhar, o Estado brasileiro tem que se repensar, olhar para dentro e ver uma forma de fazer mais com menos, acho que esse é o grande desafio hoje”, frisou.

Exposição

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) é o órgão responsável pela promoção do desenvolvimento sustentável da cultura de cacau no Brasil. Desde 1957, desenvolve pesquisas científicas de melhoramento genético de cacau e presta serviço especializado de assistência técnica e extensão rural aos cacauicultores brasileiros.

A mostra apresenta as principais tecnologias desenvolvidas nos estados que abrigam os biomas da Amazônia e Mata Atlântica e os resultados alcançados.

A exposição “Ceplac: 62 anos de apoio à cacauicultura brasileira” ficará aberta para visitação pública até 31 de julho, no horário entre 9h e 17h, no túnel de acesso ao anexo do ministério.

Fonte: Canal Rural

Related posts

Comitê Pré- Ago. Data e locais.

Fabrício Guimarães

Syngenta espera manter crescimento no Brasil

Fabrício Guimarães

II Fórum Nutrição do Café Yaha Fertilizantes

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Login

X

Resgistrar