20.9 C
Franca
setembro 17, 2021
Agricultura Gestão Rural

Por conta de geadas, Sindicato Rural de Franca defende ‘estado de calamidade pública’

Defesa foi feita durante o uso da Tribuna da Câmara Municipal durante a sessão ordinária

Fonte: Verdade On

Por: Fernando Lima

O presidente do Sindicato Rural de Franca e Região, José Henrique Mendonça, fez uso da Tribuna nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Franca, para defender que o município decrete estado de calamidade pública. “O setor de alimentos é o que mais movimenta o Estado de São Paulo. Nós estamos vivendo uma situação gravíssima, há poucos dias encaminhamos à Prefeitura de Franca um pedido de decreto de calamidade pública levando em consideração algumas estatísticas que havíamos levantado alguns dias” disse José Henrique, lamentando que não foram atendidos.

O representante relembrou os desafios enfrentados pelo setor desde de 2016, quando as lavouras foram destruídas por geadas, fato que se repetiu em 2019 e em mais três geadas neste ano de 2021. Além disso acrescentou os efeitos da seca enfrentadas em 2020 e 2021. “Infelizmente não fomos atendidos nessa situação. Alguns municípios da nossa região como, Cristais Paulista, Jeriquara, Ribeirão Corrente, Restinga já aderiram a esse pedido”.

Ainda no pronunciamento José enfatizou que não estão pedindo dinheiro. “Estamos pedindo ao Governo do Estado e ao Governo Federal, linhas de crédito para que transforme a dívida do produtor de uma forma mais amena para que ele parcele isso, porque está difícil do produtor cumprir seus compromissos”, alertando também sobre a falta de produtos e o aumento de preços de alimentos.

O vereador Daniel Bassi (PSDB), destacou a importância da união de lideranças políticas na busca por soluções para recuperação e fortalecimento do setor que é grande responsável por geração de renda e empregos.

Overeador Gilson Pelizaro (PT), disse que é preciso mais vontade política do Poder Executivo e sugeriu o envio de Ofícios Públicos de autoria coletiva cobrando a Prefeitura e o Estado. Os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e Pastor Palamoni (PSD), defenderam união de forças e articulação junto aos deputados estaduais e federais para apoio ao setor.

Related posts

Instituto Agronômico faz recomendações para citricultores no inverno

Fabrício Guimarães

AMSC REALIZA 5º FÓRUM DE QUALIDADE

Fabrício Guimarães

Bate Papo sobre cafés especiais é realizado na Descubra Café em Franca/SP

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário