0 C
Franca, BR
maio 16, 2021
Agricultura

Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café

Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café

Emater-MG, com apoio do Conselho Nacional do Café – CNC, lança cartilha sobre os cuidados que devem ser observados na colheita do café para a safra de café de 2021

A colheita do café da safra 2021 está começando e, nesta época, ocorrem muito trabalho e movimentação no campo, o que requer que sejam observados os devidos cuidados para evitar os efeitos da pandemia de Covid-19. Minas Gerais, maior produtor de café do país que responde por aproximadamente 70% da produção de café arábica, lança por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG a cartilha “Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café” sobre os cuidados que devem ser observados na colheita do café deste ano.

Neste contexto, a Emater-MG e as Prefeituras Municipais, com apoio do Conselho Nacional do Café – CNC, orientam sobre os cuidados que devem ser observados para a colheita do café, com o objetivo de preservar a saúde dos produtores e trabalhadores rurais. De acordo com essa cartilha, é preciso também estar atento às recomendações divulgadas por órgãos como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério do Trabalho e Vigilância Sanitária. A cartilha também vem acompanhada de dois vídeos bastante explicativos com linguagem acessível para que cafeicultores e trabalhadores rurais adotem as medidas recomendadas.

Segundo a cartilha, o coronavírus pode causar infecções graves e a contaminação acontece de uma pessoa para outra, por meio de aperto de mão, por gotículas de saliva de quem fala, tosse ou espirra. Também é possível contrair o coronavírus pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas. Estudos indicam que o novo coronavírus pode sobreviver em superfícies de vidro, metal, papel e plástico. Por isso, existe necessidade de higienização, manutenção de distância entre as pessoas e uso de máscaras.

As recomendações básicas que constam desta cartilha “Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café”, versão para a presente safra 2021, devem ser adotadas em qualquer ambiente, seja em casa ou na lavoura. Nesse sentido, destacam-se as seguintes recomendações: Transporte de trabalhadores, Alojamentos, Refeitório, Trabalho e Foco na qualidade. Essa cartilha da Emater-MG também pode ser lida e obtida na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Por fim, a cartilha da Emater-MG, lançada com apoio do CNC, salienta e orienta que, além das precauções recomendadas contra o coronavírus, é necessário que os produtores mantenham foco nas boas práticas da colheita, as quais também estão descritas na cartilha, e valem a pena serem conferidas, de modo a garantir um café de boa qualidade que resulte obviamente em melhor remuneração para os cafeicultores.

Acesse o conteúdo da cartilha “Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café” na íntegra e os dois vídeos explicativos que acompanham pelos links:

Cartilha

http://www.sapc.embrapa.br/arquivos/consorcio/publicacoes_tecnicas/Emater_MG_CARTILHA_COVID_19_2021.pdf

Vídeo 1

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/Abril/Emater_MG_VIDEO_1.mp4

Vídeo 2

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/images/stories/noticias/2021/Abril/Emater_MG_VIDEO_2.mp4

Adicionalmente, a página do Observatório do Café disponibiliza também outras publicações para mitigar os efeitos do coronavírus na cafeicultura pelo link:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637#aa

Confira as ANÁLISES (Análises e notícias da cafeicultura) divulgadas pelo Observatório do Café no link abaixo:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/imprensa/noticias

Acesse também as publicações sobre café e portfólio de tecnologias do Consórcio Pesquisa Café:

http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Texto: Jamilsen Santos MTb – 11015/DF e Lucas Tadeu Ferreira – MTb 3032/DF

Related posts

IEA completa 78 anos de contribuição para a transparência do mercado agrícola e sucesso dos produtores rurais

Fabrício Guimarães

Safra 2019/2020, seja muito bem vinda a Região da Alta Mogiana

Fabrício Guimarães

Linha de crédito para recuperação de cafezais aumenta para R$ 160 milhões

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário