0 C
Franca, BR
junho 18, 2021
ARTIGOS TEC.

Minas Gerais – maior potência em energia solar

Bruno Catta Preta

Coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais

Em Minas Gerais, temos um ambiente propício aos negócios do setor solar, com ótimos integradores, que são as empresas que fazem os projetos e as instalações. Temos fabricantes de estruturas, acessórios, além de empresas distribuidoras dos produtos oferecendo um leque completo de opções ao mercado.

Importante ressaltar que temos uma legislação estadual que incentiva os negócios de energia solar com isenção do ICMS para projetos de até 5,0 mega, além de contar com um dos melhores índices solarimétricos do Brasil.

Vantagens do sistema

Ao implementar um sistema de energia solar no agronegócio, estamos diferenciando esta propriedade, este negócio e os produtos por ele produzido dos concorrentes, uma vez que ao utilizar a fonte solar estamos agregando valor à marca, tornando seu processo produtivo mais limpo e sustentável.

Além dos ganhos em competitividade, os produtores obtêm redução do custo com eletricidade, aumentando a segurança elétrica e ficando protegidos dos aumentos das tarifas de eletricidade.

Viabilidade nas propriedades rurais

A aplicação de sistema de energia solar no setor rural resolve vários problemas, como a falta de oferta de energia elétrica constante e de qualidade pelas concessionárias. Muitas propriedades rurais têm grandes pivôs de irrigação parados porque a concessionária de energia não tem capacidade técnica de entregar nas localidades rurais a potência necessária para alimentar os motores.

A tecnologia pode ser utilizada em várias outras ocasiões, como no monitoramento e iluminação da propriedade rural, aumentando a segurança, no bombeamento e na irrigação, na refrigeração de carnes, leite e outros produtos, na regulação de temperatura para a produção de aves e frangos, e em sistemas de telecomunicação.

Related posts

Pós-colheita: monitore a fertilidade do solo

Fabrício Guimarães

Tecnologia 5G vai melhorar conectividade no campo e impulsionar agricultura

Fabrício Guimarães

Live nesta quarta (09/09) discutirá produção de café

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário