0 C
Franca, BR
agosto 4, 2020
Notícias Pecuária

MAPA divulga regras para venda de queijo artesanal no Brasil

Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA estima-se que no Brasil existam 170 mil produtores de queijos artesanais. Para que o produto possa ser comercializado em todo o país, não apenas na localidade de produção, o Ministério definiu regras para venda dos produtos.

As normas para produção artesanal de derivados de leite necessárias à concessão do Selo Arte foram publicadas no dia 30 de dezembro no Diário Oficial da União. A Instrução Normativa 73, do Ministério da Agricultura, estabelece o regulamento técnico de boas práticas agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para fabricação artesanal de alimentos de origem animal.

Com a normatização do Ministério da Agricultura, que detalha o funcionamento do Selo Arte, criado a partir da Lei 13.680 de 2018, foi instituída uma legislação específica para a caracterização de alimentos de origem animal e da regulamentação instituída em decreto. Além do queijo, a regra se aplica também a todos os derivados de leite. Ou seja, iogurtes, requeijões, nata e outros produtos similares, chamados tecnicamente de lácteos.

De acordo com as novas normas, basta obter o Selo Arte para ter acesso aos benefícios de inspeção, tendo autorização para comercializar em outras cidades e estados. Anteriormente, era necessário uma normatização de inspeção federal para que fosse possível a comercialização fora do seu local de origem. Isso era válido tanto para produtos industriais, quanto para os artesanais.

O Selo poderá ser concedido pelos serviços de inspeção estaduais, agilizando o processo. Para conseguir o selo, o interessado terá de provar que seu produto se enquadra na modalidade artesanal. Apesar de o termo ser adotado cada vez mais, ele presume uma série de procedimentos. Entre as características está o manejo manual e o emprego de padrões criados e reconhecidos como de uma família, grupo ou região, além da não utilização de maquinário.

Related posts

População rural vai ficar de fora da reforma da Previdência, diz FPA

Cadeia produtiva do café se une para manutenção do CDPC

Fabrício Guimarães

Bananicultores; dependentes de arrendamentos para sobrevivência no campo

Deixe um comentário