16.5 C
Franca
março 28, 2024
AgriculturaARTIGOS TEC.

Mapa de solos do Brasil é atualizado

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) atualizou o mapa de solos do Brasil, escala 1:5.000.000, na Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (GeoInfo). “Foram realizadas correções na tabela de atributos pelo ArcGis”, conta o analista da Empresa, Ricardo Dart.

O mapa foi atualizado em formato vetorial, manipulável em Sistemas de Informação Geográficas. Esses ajustes e organização na tabela de atributos serão importantes para os usuários na Plataforma do Programa Nacional de Solos do Brasil  (PronaSolos). “Esse ambiente, em desenvolvimento, possibilitará a realização de pesquisas, filtros ou reclassificar o mapa por determinado atributo. Por conta do PronaSolos estamos atualizando alguns mapas” conclui Dart.

O mapa atualizado está disponível aqui.

O mapa e suas funções

O Mapa de Solos do Brasil identifica e cartografa os diferentes tipos de solos encontrados no Brasil. Reúne informações e conhecimentos produzidos ao longo de quase 60 anos de ciência do solo no Brasil, reflexo do avançado estágio de conhecimento técnico-científico dos solos tropicais pela comunidade científica brasileira. Para sua elaboração, foram utilizados os levantamentos exploratórios de solos produzidos pelo Projeto RadamBrasil ao longo das décadas de 1970 e 1980, complementados por outros estudos mais detalhados de solos produzidos principalmente pela Embrapa e pelo IBGE.

Especificamente para o planejamento territorial, mesmo sem trazer informações para uso local, o mapa contém informação estratégica para compreensão e avaliação da dinâmica da paisagem nacional, zoneamentos e planejamentos regionais e estaduais, além de planos setoriais, como uso e conservação dos recursos hídricos, corredores de desenvolvimento, sistemas viários e outros.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Related posts

Cafés especiais se destacam nas exportações dos cinco primeiros meses de 2020

Fabrício Guimarães

Volume de contratação do crédito agrícola é o maior em cinco anos

Fabrício Guimarães

Projeto visa fortalecer mercado de café através da digitalização de Indicações Geográficas

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais