16.5 C
Franca
março 28, 2024
AgriculturaAgroindustriaGestão RuralPolítica Rural

Governo firma parceria para desenvolver títulos verdes no Brasil

A ministra da Agricultura Tereza Cristina, assinou nesta sexta-feira (22), um memorando de entendimento com a organização não governamental Climate Bonds Initiative (CBI), com o objetivo de desenvolver o mercado de títulos verdes no Brasil. A parceria foi firmada em Nova York (EUA), onde ela participou de um seminário sobre oportunidades na agricultura sustentável brasileira.

Segundo o Ministério da Agricultura (Mapa), a iniciativa faz parte da estratégia de diversificar as fontes de financiamento do setor agropecuário, o que é viabilizado pela chamada MP do Agro, como ficou conhecida a Medida Provisória 897/2019.

“O Ministério quer impulsionar essa agenda. O memorando de entendimento com a Climate Bonds Initiative certamente trará importantes resultados para o segmento”, afirmou a ministra, de acordo com a nota do Ministério. Esta medida provisória também contribuirá para intensificar o segmento das finanças verdes no Brasil, com destaque para investimentos em Green e Climate Bonds”, disse.

Os chamados green bonds são títulos de dívida que pode ser emitidos, por exemplo, por empresas, para obter recursos. Funciona como uma espécie de empréstimo a ser pago pelo emissor, com o título sendo vinculado ao cumprimento de metas de sustentabilidade. Dados da CBI e da Climate Bonds Data, citados pelo Mapa apontam movimentação de US$ 167 bilhões com esses papeis em 2018.

Ambiente saudável

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, Tereza Cristina falou sobre melhorias para o ambiente de negócios na agropecuária brasileira. Segundo ela, o governo tem o compromisso de criar um ambiente mais saudável, como menos burocracia, mais infraestrutura e de facilidade de acesso a crédito.

A ministra mencionou ainda as parcerias do Brasil com outros países e com blocos econômicos e destacou que a intenção é ampliar a presença do agronegócio no mundo. Disse também que o Ministério da Agricultura está aberto a parcerias para, nas palavras dela, “construir uma agropecuária que traga prosperidade para toda a sociedade brasileira e para nossos parceiros ao redor do mundo.”

Fonte: Globo Rural

 

Related posts

Manga: Exportação – obrigação ou opção?

Fabrício Guimarães

Brasil é praticamente a única alternativa para o milho.

Fabrício Guimarães

Biomassa ultrapassa térmicas a gás na geração de energia

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais