0 C
Franca, BR
março 1, 2021
Agricultura Gestão Rural Política Rural

Governo discute ajustes nas renegociações de dívidas rurais, diz secretário do Mapa

Situação atual dos produtores e o agronegócio depois da crise foram assuntos de transmissão ao vivo pela internet feita pelo Agrosaber (Foto: Fernando Martinho)

O governo está se reunindo com instituições financeiras para promover ajustes nas medidas relacionadas ao crédito para o setor rural anunciadas em meio à crise trazida pela pandemia de coronavírus. Foi o que afirmou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio Marques, ao participar de uma transmissão ao vivo pela internet, promovida pela plataforma Agrosaber, neste domingo (19/4).

Neste mês, o governo autorizou a renegociação e prorrogações de parcelas de crédito de custeio e investimentos devidas por produtores rurais que tiveram suas atividades afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas por causa do coronavírus. E produtores que sofreram perdas com a seca na região sul do Brasil também foram beneficiados com a possibilidade de repactuar seus financiamentos.

Mas representações do setor têm alertado sobre dificuldades. Em relatório divulgado no sábado (18/4), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou ter relatos de produtores que tiveram a repacutação dos contratos recusada pelos bancos ou que receberam ofertas de taxas de juros muito elevadas. A entidade disse ter enviado um ofício sobre o assunto ao Ministério da Agricultura.

“Tem ajustes a serem feitos, reconhecemos isso. Fizemos uma reunião com os bancos e o Banco Central na quinta-feira (16/4) e teremos uma nova amanhã (20/4)”, disse o secretário Eduardo Sampaio Marques, na conversa deste domingo, que teve como participantes o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) e o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Economia, Rogério Boueri.

Related posts

Quais consequências o produtor pode sofrer pelos erros na declaração do ITR?

Fabrício Guimarães

SÃO PAULO – Agricultura familiar recebe aval para operar 135 projetos do PAA/CDS

Fabrício Guimarães

Grupo Bolsa realiza Tour Tecnológico

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário