0 C
Franca, BR
abril 16, 2021
Agricultura

Frutificação em tronco de cafeeiros

J.B Matiello e Lucas Bartelega – Engs Agrs Fundação Procafé,  Gustavo Rennó R. Almeida – Eng Agr UNIS e Lucas H. Figueiredo, Eng Agr Fdas Sertãozinho.

                Pouca gente repara, mas as hastes que formam o tronco de cafeeiros também são capazes de dar frutos.

                A planta de café  apresenta dimorfismo nos seus ramos, isto relacionado à direção dos ramos em seu crescimento.  Aqueles que crescem em sentido vertical são os ramos ortotrópicos, que formam as hastes ou troncos. Os ramos laterais, que são os produtivos, ou seja, que frutificam, saem dessas hastes, crescem na horizontal e são chamados ramos plagiotrópicos.

É conhecido que nas axilas das folhas, da  haste principal, existem gemas de 3 tipos. Umas que dão origem a ramos laterais, outras, duas a três dormentes, que podem dar origem a ramos ladrões e o terceiro tipo de gema, mais raro, este dando origem a inflorescências, e, consequentemente, a frutos. Assim, é possível aparecerem rosetas de frutos (poucas) saídas do tronco de cafeeiros, o que é mais comum em plantas nas primeiras safras e, também, mais frequente em cafeeiros robusta/conillon.

A muda de café, quando plantada, cresce sua haste principal ou ortotrópica e o aparecimento  de gemas, que dão ramos laterais, que frutificam, só ocorre, pela primeira vez, nas axilas do oitavo ao décimo primeiro par de folhas, conforme cita a literatura mais antiga. Atualmente, tem sido visto, no campo, que ramos laterais têm aparecido em nós ou pares de folhas mais baixos, a partir do 5º-6º par, talvez por serem variedades melhoradas. Nesse estágio, vulgarmente diz-se que a muda está cruzando. Isso se refere às mudas por sementes, pois, no caso de mudas de estacas (clonais), tratando-se de tecido vegetativo já maduro, é comum aparecerem flores e frutos já nas mudas estaqueadas e, também, nessas plantas, os ramos laterais podem sair mais baixos na haste principal.

Fica aqui, então, esse registro, a planta de café dando frutos em suas hastes ortotrópicas. Na foto trata-se de planta nova da cultivar Arara, oriunda de sementes. Resta apenas citar uma brincadeira, na frase de um colega, que diz – O arara é tão produtivo que dá frutos até no tronco, parecendo jabuticaba. Também fica o registro que, atualmente, a emissão de ramos laterais em plantas novas de café tem ocorrido a partir de nós/pares de folhas mais baixos.

 

 

Related posts

EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO SÃO RECORDES, MAS FATURAMENTO CAI

Fabrício Guimarães

Bolsa Agronegócio e Irriga realizam Tour Tecnológico

Fabrício Guimarães

Citros/Cepea: Produtores de Minas Gerais iniciam colheita de poncã

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário