0 C
Franca, BR
abril 20, 2021
Pecuária

FAESP contribui com Consulta Pública de regulamentação do SISP Artesanal

 

Técnicos alinharam estratégias de trabalho, abordando questões como a regulamentação e comercialização de produtos de origem animal na forma artesanal

A Consulta Pública de alteração da Lei do Sisp Artesanal (nº 10.507, de 2000), que estabelece normas para a produção, comercialização e classificação de produtos artesanais no Estado de São Paulo, foi colocada em pauta na reunião do dia 10 de setembro, realizada pela Comissão Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), em resposta à solicitação do setor produtivo, em especial, dos representantes da produção de queijo artesanal.

Na ocasião, os técnicos e lideranças do setor produtivo se debruçaram sobre a minuta da proposta de remodelação da lei que estabelece as normas para a elaboração, sob a forma artesanal, de produtos comestíveis de origem animal e sua comercialização no estado de São Paulo.

A adequação desse instrumento legal será de grande importância para que produtores do estado de São Paulo tenham futuramente a oportunidade de usar em seus produtos o “SELO ARTE” (Lei 13.680, de 2018), permitindo que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos e gerando valor agregado.

Esse selo único foi definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a identificação de qualquer produto artesanal em todo país.

Abordadas as pautas de maior relevância, os integrantes da reunião redigiram texto com sugestões de aprimoramento, para posterior envio à Consulta Pública da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

As sugestões de aprimoramento foram elaboradas visando colaborar para melhores condições e segurança jurídica no âmbito trabalhista dos produtores rurais referentes à produção artesanal.

A reunião fez parte da agenda propositiva da Federação, que possui como objetivo abordar periodicamente os assuntos de maior interesse do produtor agropecuário e, assim, agregar mais conhecimento e transparência à atividade de produção artesanal.

Related posts

Ministra apresenta oportunidades de investimentos no Brasil

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura de SP realiza leilões para venda de 404 bovinos

Fabrício Guimarães

CNA lança Comitê Executivo Pecuário, que discutirá estratégias para o setor

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário