17.5 C
Franca
março 29, 2024
Agricultura

EMATER-MG apoia candidatura da mineira Vanusia Nogueira para cargo executivo na OIC

A Emater- MG divulgou uma carta de apoio à indicação da diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vanusia Nogueira, como candidata do Brasil a ocupar o cargo da diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC).

As principais entidades de classe da cadeia produtiva do café no Brasil já formalizaram a recomendação ao governo federal, que é responsável por indicar um nome à OIC. A decisão da entidade deve ser anunciada em setembro.

Vanusia Nogueira nasceu em Minas Gerais e é filha e neta de produtores e comercializadores de café. Ela é doutora em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Nacional de Rosario (Argentina). Formada em Tecnologia da Informação (TI) e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), possui mestrados em Gestão e em Gestão Avançada de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de inúmeros cursos internacionais de especialização em Finanças, Gestão de Relacionamentos (CRM), TI, entre outros, concluídos nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

“A Vanusia Nogueira tem compartilhado conosco todo o conhecimento que ela tem sobre cafés especiais. Durante anos, vem apoiando a realização do Concurso do Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG, além do programa estadual de certificação de propriedades cafeeiras, o Certifica Minas Café.  Esta parceria tem sido fundamental para o desenvolvimento do trabalho de extensão rural no estado. A escolha dela para um cargo da OIC é estratégica para que a entidade se aproxime ainda mais dos cafeicultores, possibilitando ganhos a todos os elos da cadeia do café”, afirma o coordenador técnico de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.

Vanusia Nogueira será palestrante no 2º Encontro de Mulheres do Café, promovido pela da Emater-MG, dentro da programação da Expocafé.  O encontro virtual ocorrerá no dia 21 de maio, às 16 horas, no canal a Emater no YouTube: www.youtube.com/ematerminas .

OIC

O mandato do atual executivo da OIC, o também brasileiro José Sette, estende-se até 30 de abril de 2022. Ele já comunicou a decisão de não se candidatar a novo período à frente da entidade.

A Organização Internacional do Café foi estabelecida, em Londres, em 1963, sob recomendação das Nações Unidas, devido à grande importância econômica da commodity. A entidade administra o Acordo Internacional do Café, cuja última atualização está em vigor desde 2 de fevereiro de 2011. É o principal organismo intergovernamental para o setor e reúne governos de nações exportadoras e importadoras para enfrentar os desafios da cafeicultura global, por meio de cooperação internacional. Seus países-membros representam 98% da produção e 67% do consumo mundial do produto.

Carta da Emater-MG

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Minas Gerais – Emater-MG apoia a indicação de Vanusia Nogueira como candidata brasileira à diretoria executiva da Organização Internacional do Café (OIC).

O Estado de Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil, com safras que em anos de bienalidade positiva, ultrapassam 30 milhões de sacas, respondendo, portanto, por 70% da safra de café arábica nacional, em uma área plantada 1.200.000 hectares.

Como principal produto do PIB agropecuário mineiro, praticada em mais de 460 municípios, com forte presença na agricultura familiar, a cafeicultura é estratégica para o desenvolvimento do estado nos quesitos ambiental, social e econômico.

A Emater-MG tem forte compromisso com esta atividade produtiva, mantendo ações voltadas para Assistência Técnica e Extensão Rural, como o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, o Circuito Mineiro de Cafeicultura, o Mapeamento do Parque Cafeeiro e o Programa Certifica Minas Café junto aos produtores, suas formas associativas e demais parceiros, atendendo mais de 40.000 cafeicultores.

Em um processo de melhoria contínua, a cafeicultura mineira avançou, tornando-se referência em produtividade, qualidade e sustentabilidade. No entanto, ainda temos muito a avançar, principalmente nas constantes demandas dos diversos mercados por cafés diferenciados e sustentáveis e na criação de condições que garantam a permanência dos cafeicultores e suas famílias na atividade, com rentabilidade e dignidade.

A indicação da Sra. Vanusia Nogueira, diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), como candidata do país para a Diretoria Executiva da Organização Internacional do Café (OIC), é entendida como uma oportunidade de maior sinergia e fortalecimento dos trabalhos de melhoria contínua desenvolvidos pela Emater-MG em prol da cafeicultura mineira e nacional. A Sra. Vanusia tem uma história de vida dedicada à cafeicultura, valorizada pela sua experiência profissional vivenciada desde a produção familiar até o consumidor final. Desta forma, sua indicação contribuirá sobremaneira para o desenvolvimento da cadeia de valor da cafeicultura de forma mais estruturada, harmônica e sustentável.

A Emater-MG apoia a indicação de Vanusia Nogueira, como representante do Brasil na Diretoria Executiva da Organização Internacional do Café (OIC).

Related posts

Cooxupé desenvolve programa para garantir sustentabilidade e padronização do café no mercado.

Fabrício Guimarães

Secretaria de Agricultura estuda modelos de inteligência artificial para compilar dados do agro paulista

Fabrício Guimarães

Coocafé realiza operação Safra Segura

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais