0 C
Franca, BR
dezembro 7, 2019
  • Home
  • Agricultura
  • Curso de treinamento do Bambu por Substituição de Seiva do SENAR/SP reduz custos aos produtores
Agricultura Cursos e Palestras Gestão Rural

Curso de treinamento do Bambu por Substituição de Seiva do SENAR/SP reduz custos aos produtores

Bambu é utilizado para diferentes finalidades, desde a produção de brotos comestíveis,construções rurais,engenharia.

Presente em diversas partes do mundo, o bambu é utilizado para diferentes finalidades, desde a produção de brotos comestíveis, artesanato, pequenas construções rurais, carvão, execução de projetos em arquitetura e engenharia.

Com o objetivo de viabilizar o aproveitamento sustentável desse recurso natural na propriedade rural, o SENAR-AR/SP dispõe gratuitamente em sua grade de treinamentos o curso de Tratamento de Bambu por Substituição de Seiva. A produção de materiais com o bambu representa importante alternativa de uso nas propriedades rurais.

Existe uma versatilidade muito grande do uso do bambu, pois se trata de uma matéria prima de rápido crescimento, sustentável e que em alguns casos, o produtor desconhece seu potencial e tudo que pode ser feito com ele. O bambu pode ser utilizado em diversas construções rurais (casa, galpão, galinheiro), como barreira para conter a erosão, móveis (cama, sofá, estante), cerca, utilitários (escada), entre outros.

O curso é realizado de forma dinâmica, com aulas teóricas e práticas nos quais produtores e trabalhadores rurais aprendem desde identificar os tipos ideais de bambu a ser colhido ao tratamento correto para aumentar a longevidade da matéria prima.

“O curso foi desenvolvido pensando na sustentabilidade do produtor, na redução de custos e como nos dias de hoje existe escassez de material, o bambu representa uma alternativa sustentável para as construções e economia na propriedade.” Valteriano Pimenta de Moraes – Coordenador do SENAR-SP no Sindicato Rural de Votuporanga.

A produtora rural Aparecida Peres Nogaruto se surpreendeu com as técnicas e disse que o curso despertou diversas possibilidades de uso. “Temos muito bambu na propriedade e eu ainda não sabia como usar, mas agora com as técnicas que aprendi pelo curso do SENAR-SP eu vou aproveitar ao máximo, quero fazer muitas coisas, uns ranhos, viveiros e até algumas decorações.”

“Esse curso é importante porque ajuda a baixar custos na propriedade, a usar o próprio bambu de várias formas, principalmente substituindo a madeira em algumas construções. Já fiz vários cursos e que gosto muito da aprendizagem feita pelo SENAR-AR/SP, pois é dinâmica e prática. A gente aprende e logo consegue implantar no dia a dia do campo.” Fabiano Manoel Pinto, produtor rural.

“Os cursos do SENAR-SP têm grande eficiência nas comunidades rurais. Em vários cursos que nós ministramos no decorrer do ano, muitas vezes retornamos nas mesmas propriedades e vemos os resultados positivos, porque os produtores estão aplicando as técnicas e o conhecimento que aprenderam. Eles nos relatam que tiveram aumento de renda, economia e melhor execução das atividades nas propriedades.” Diogo Shinohara – Instrutor do SENAR-SP.

Fonte: FAESP/SENAR

Related posts

Produtor poderá obter classificação do solo pelo celular

Fabrício Guimarães

Palinialves lança loja de peças online para facilitar a vida do produtor

CONTRATAÇÕES DO CRÉDITO RURAL NOS DOIS PRIMEIROS MESES DA SAFRA SOMAM R$ 39 BILHÕES

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Login

X

Resgistrar