0 C
Franca, BR
abril 20, 2021
Agricultura Cursos e Palestras Notícias

CDRS-EDR DE FRANCA REALIZA REUNIÃO TÉCNICA DO PROSAF

Aconteceu nesta quarta-feira (07,) na cidade de Franca – SP na sede regional da CDRS-EDR Franca a primeira reunião do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF) para discutir sobre o Manejo Fitossanitário do Café.

A reunião do PROSAF foi dividida em dois períodos, manhã e tarde e contou com a participação de produtores rurais da região, Engenheiros e Técnicos da CDRS. Na parte da manhã (3) três temas foram discutidos, o primeiro sobre Nematoides, com a palestra do Cláudio Marcelo Goncalves Oliveira – Engenheiro Agrônomo, Pesquisador Cientifico do Instituto Biológico que falou sobre a importância e métodos de controle dos nematoides parasitos do cafeeiro no Brasil.

A segunda palestra foi ministrada pelo Sr. Mário Eidi Sato – Pesquisador do Instituto Biológico, que falou sobre pragas em Cafeeiro. E para finalizar os trabalhos da manhã a palestra sobre o Manejo de Doenças do Cafeeiro, ministrada pela Flávia Rodrigues Alves Patrício, Pesquisador Científico do Laboratório de Fitopatologia do Instituto Biológico. Duvidas e curiosidades dos produtores foram debatidas e sanadas pelos pesquisadores.

No período da tarde foi realizada a reunião com os Técnicos da CDRS- EDR Franca, Pesquisadores do Instituto Biológico com a presença do Sr. Antônio Batista filho Coordenador da APTA e da Harumi Hojo Assessores de Gabinete da APTA, para discutir a possibilidade de implantação do MIP Cafeeiro na região da Alta Mogiana. Ao final da reunião ficou definida a implantação de dois campos de demonstração, sendo um no município de Patrocínio Paulista e o outro no município de jeriquara, também um terceiro campo com pesquisa e repetições na Fundação Procafé unidade de Franca – SP. Os trabalhos serão realizados em conjunto CDRS, Instituto Biológico e Fundação Procafé. O objetivo do projeto é implantar técnicas e econômicas do MIP na cultura do café na região da CDRS – Franca.

Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF)

O Instituto Biológico, em parceria com a APTA Regional, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Cooperativas e Associações de Produtores, vem desenvolvendo ações em curto, médio e longo prazo, para transferir conhecimento e gerar tecnologias nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental.

O Projeto

Desde 2009, o PROSAF já treinou mais de 1.500 pessoas em diversos municípios. As palestras abordam diversos temas relacionados aos principais problemas sanitários – pragas e doenças – nas áreas animal e vegetal e têm como objetivo principal promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista.

A agricultura familiar é constituída por pequenos e médios produtores, os quais representam a imensa maioria no Brasil. As atividades rurais são desenvolvidas em propriedades com menos de 100 hectares e são conhecidas como agricultura de subsistência, pequena produção ou campesinato.
Para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a agricultura familiar atende a duas condições:

a) a direção dos trabalhos do estabelecimento é exercida pelo produtor, e b) o trabalho familiar é superior ao trabalho contratado. Com toda essa produção, sabe-se da importância desse segmento rural que, por outro lado, carece de tecnologia adaptada às condições necessárias a esse tipo de produtor.
Em completa sintonia com sua Missão, o PROSAF, coordenado pelo IB, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos agricultores e dos alimentos produzidos nos diversos municípios estaduais.

MIP.Café – Tecnologia da Informação para o manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro
Manejo Integrado de Pragas (MIP) é o sistema de manejo que pode ser caracterizado pela combinação dos métodos de controle com princípios ecológicos, econômicos e sociais, visando interferir o mínimo possível no agroecossistema.

Por Fabrício Guimarães

Related posts

Campeonato Brasileiro de Barismo sera realizado em Pedregulho-SP

Fabrício Guimarães

Imposto de importação para soja e milho é zerado até 2021

Fabrício Guimarães

Governo anuncia liberação de orçamento recorde para o Programa de Seguro Rural em 2020

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário