25.3 C
Franca
abril 24, 2024
AgriculturaNotícias

BRASIL DEVE COLHER 688,6 MILHÕES DE TONELADAS DE CANA EM 2019, DIZ IBGE

O Brasil deve colher 688,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2019, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 9. O volume representa um crescimento de 1,7% em relação ao previsto no mês de março.

Segundo o IBGE, o retorno das chuvas em algumas regiões tem proporcionado a recuperação dos canaviais, principalmente aqueles que serão colhidos no terço final da safra. As principais alterações em abril ocorreram em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que aumentaram suas produções em 15% e 3,1%, respectivamente. Ainda de acordo com o levantamento, o aumento da área plantada foi o principal motivo do crescimento da produção nessas unidades da federação. Neste cenário, Minas Gerais passa a ser o segundo maior produtor de cana (11,3% do total produzido no País), seguido por Goiás (11,1%). São Paulo continua sendo o maior produtor nacional (51,8% da produção nacional).

A produção mineira (77,6 milhões de toneladas), ainda a se confirmar até o fim da safra, é um recorde para o Estado, que registrou uma maior expansão da cultura entre os anos de 2008 e 2012. Em relação ao ano passado, a estimativa da produção apresenta crescimento de 2,1%, com aumento de 1,8% no rendimento médio. O clima favorável este ano e a adoção de novas técnicas, que protegem o solo e tendem a diminuir a falha de brotação, têm favorecido o desenvolvimento dos canaviais.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Related posts

Syngenta marca presença mais uma vez no Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja

Fabrício Guimarães

Como serão as máquinas agrícolas do futuro na visão do presidente da Case

Café mantém foco na safra brasileira e tem dia de ajustes nos preços em Nova York e Londres.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Usamos cookies para melhorar sua experiência no site. Aceitar Leia Mais