0 C
Franca, BR
abril 16, 2021
Agricultura Notícias

Biodiversidade natural protege agricultores do clima

Biodiversidade é importante para a produção

Um estudo de dados importantes cobrindo mais de 7.500 domicílios em 23 países tropicais mostra que a biodiversidade natural poderia ser um seguro efetivo para os agricultores rurais contra a seca e outros choques relacionados ao clima. A pesquisa foi realizada pela Universidade da Colúmbia Britânica (UBC).

Seus cálculos também indicaram que a perda de metade das espécies dentro de uma região dobraria o impacto dos extremos climáticos na renda. “Devemos conservar a biodiversidade, não só porque gostamos de ver tigres e leões, mas porque também é um insumo importante para a produção. É especialmente importante para as pessoas que vivem em áreas onde é difícil obter seguro ou empréstimos para compensar as crises ambientais. Um certo nível de conservação da biodiversidade pode ser benéfico para as pessoas na agricultura, silvicultura e este tipo de indústrias”, disse Frederick Noack, professor assistente de economia de alimentos e recursos na faculdade de terra e sistemas alimentares da UBC.

O acesso a enormes conjuntos de dados permitiu aos pesquisadores comparar os rendimentos reais dos agricultores, usando dados coletados a cada três meses, com dados geocodificados que indicam o número de espécies de plantas no ambiente local. Eles cruzaram dados meteorológicos durante as estações de cultivo, semeadura e colheita. Embora os resultados vinculem claramente a biodiversidade natural à estabilização da renda durante o clima adverso, as formas pelas quais a biodiversidade realiza isso estavam além do escopo do estudo. “A diferença entre estudar biomassa e estudar renda é que a renda aloca valor a diferentes tipos de biomassa”, disse Noack.

Fonte: Agrolink

Related posts

PIB agropecuário do Brasil crescerá 0,5% em 2019, prevê Ipea

Fabrício Guimarães

Pesquisa desenvolve primeira cenoura para cultivo orgânico

Fabrício Guimarães

TONIN GARCIA REALIZA ENTREGA DOS CHEQUES DE PREMIAÇÃO AOS 10 VENCEDORES DO 6º CONCURSO DE QUALIDADE DOS CAFÉS ESPECIAIS DE IBIRACI/MG

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário