0 C
Franca, BR
fevereiro 28, 2021
Notícias Pecuária

Aprenda sobre raça de ovinos Suffolk

Os ovinos Suffolk ganharam fama entre os ovinocultores, principalmente pelo elevado potencial para produção de carne

Originados da Inglaterra e reconhecidos oficialmente como raça em 1859, os ovinos Suffolk foram desenvolvidos de cruzamentos dos carneiros Southdown com ovelhas Norfolk. Nos anos 50, os Suffolk chegaram ao Brasil e ganharam fama entre os ovinocultores, principalmente pelo elevado potencial para produção de carne. Entretanto, a consolidação da raça ovina Suffolk no país somente ocorreu nos anos 80.

Atualmente, existem ovelhas e carneiros Suffolk distribuídos em todo território nacional, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Conhecidos como caras negras, os ovinos Suffolk são rústicos e se adaptam facilmente às mais variadas regiões do país. Após dois séculos de aprimoramentos da raça, a raça Suffolk chegou a resultados surpreendentes de produção, com cordeiros de 150 dias de vida com mais de 20 kg.

“Além de potencializar a produção de carne (rendimento de 65%), o melhoramento genético da raça de ovino Suffolk aumentou o porte dos animais, que apresentavam baixa estatura (pernas curtas e compactas)”, explica Edson Ramos de Siqueira, especialista em produção e reprodução de diferentes raças de ovinos e professor do Curso CPT Raças e Cruzamentos de Ovinos.

Aptidões de produção


Os ovídeos da raça Suffolk adaptam-se a várias regiões do país, com condições climáticas diversas, inclusive umidade elevada. Quando o ovinocultor realiza um bom manejo alimentar e sanitário do rebanho ovino Suffolk, o rendimento da carcaça pode variar entre 45% e 65%. Na fase adulta, os carneiros Suffolk podem chegar a 180 kg e as ovelhas Suffolk, a 90 kg. Suas crias nascem com pelagem toda preta, que se torna branca aos 5 meses de vida (exceto a cara).

Características físicas


Os ovídeos Suffolk apresentam corpo comprido, com boa musculatura e costelas cobertas com carne de qualidade. Tanto machos como fêmeas são mochos (sem chifres). Quando adultos, sua pelagem é clara, mas sua cara preta (ovino “cara negra”). Suas orelhas são longas, com as pontas direcionadas para fora, o que lembra sinos. Sua cara é comprida, com olhos escuros e boca larga e forte.

Os quadris dos Suffolk são compridos e largos. Seus membros apresentam comprimento proporcional ao corpo. Seus garrões (músculos das coxas) apresentam angulação definida e afastada. Suas nádegas são bastante volumosas. Quanto ao velo (lã) dos ovinos Suffolk, eles são pouco extensos e não cobrem a cabeça nem os membros. Suas fibras apresentam diâmetro de 25 micrômetros (média).

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Related posts

Aumenta a produtividade de canaviais brasileiros, mas área fica menor

Fabrício Guimarães

Luzes de Natal do Parque Fernando Costa serão acesas nesta terça (08)

Fabrício Guimarães

Preço baixo do café não é bom nem para industrial, diz presidente da Abic

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário